quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DIÁRIO DA LUA CHEIA – 01


24 de setembro de 2010. Foi nesse dia que pude finalmente ter em mãos um exemplar do Na Próxima Lua Cheia, meu mais novo livro. Quase um ano se passou desde que eu concluí a escrita do texto até o momento em que chegou aqui em casa um lote de exemplares enviados pela editora Literata. Nesse meio tempo, pude testar a minha própria paciência até praticamente os limites do que me é tolerável, aprendi muitas coisas – boas e ruins – sobre o atual panorama do mercado editorial brasileiro, conheci algumas pessoas das quais gostaria de nunca mais ter notícias, e outras tantas que passei a admirar e respeitar, com as quais pretendo manter contato sempre que possível.
No final do ano passado assinei contrato com uma editora que parecia ter uma proposta promissora, mas que apenas me fez ficar esperando em vão por meses e meses. Depois de ter se passado praticamente o dobro do tempo que havia sido previamente combinado para a publicação do livro sem que absolutamente nada de concreto tivesse sido feito, a minha paciência se esgotou e eu pedi a rescisão do contrato. Assim, em julho de 2010 eu já estava pronto para recomeçar a peregrinação em busca de uma editora que estivesse interessada em publicar o meu trabalho sem cobrar para isso, quando o escritor Marcelo D. Amado – que eu havia convidado para escrever o prefácio do Na Próxima Lua Cheia ainda em 2009 – me informou que tinha acabado de criar o Selo Estronho e estava disposto a publicar o meu livro através de uma parceria com a editora Literata.
Desta maneira, finalmente o meu material foi parar nas mãos de pessoas que trabalham com seriedade e profissionalismo, respeitando o autor e tratando-o com consideração, e não como mero instrumento para se ganhar dinheiro. Feito isso, tudo transcorreu rapidamente, compensando a inércia anterior, e ainda me dando a oportunidade de convidar dois escritores que respeito e admiro muito para participar da obra, sendo eles Ademir Pascale e Adriano Siqueira, que escreveram respectivamente a apresentação e o texto de orelha do livro.
E agora os lobisomens sulistas estão prontos para colocar as garras de fora! No dia 16 de outubro, na Livraria Martins Fontes de São Paulo/SP o livro será finalmente lançado. Faltam menos de dez dias! Cuidado com a lua!

3 comentários:

  1. Em nome da equipe Literata agradeço a confiança de hoje e sempre e espero que este seja o inico de uma grande parceria.
    Abraços
    Eduardo Bonito
    Editor

    ResponderExcluir
  2. E te desejo todo sucesso do mundo lupino, meu amigo! E vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  3. Sucesso para este e seus futuros projetos, André! Abraços

    ResponderExcluir