terça-feira, 9 de novembro de 2010

FALANDO SOBRE VAMPIROS


Sim, todo mundo sabe – e eu melhor do que ninguém – que este blog é um espaço destinado aos lobisomens, mas, como seguidamente os leitores deixam comentários mencionando também os vampiros e a ocasião me parece propícia, vou dedicar esta atualização aos tradicionais sanguessugas, ou, mais especificamente, ao livro Draculea – Volume II: O Retorno dos Vampiros (Editora All Print), organizado por Ademir Pascale e com participação de diversos autores nacionais, entre os quais, este que vos escreve. Veja mais informações:

Sinopse: Ademir Pascale, no ano de 2009, teve a ideia de reunir um grupo de pessoas que revelassem os segredos dos vampiros na obra Draculea: O Livro Secreto dos Vampiros. O livro foi um sucesso e muitos leitores se deliciaram com os segredos revelados, mas o que eles não imaginavam, era que Eles poderiam retornar das tumbas, Transilvânia e dos esconderijos mais sombrios da Terra. Agora Eles estão por toda parte, procuram por vingança, estão revoltados e furiosos como nunca. E você, está preparado para enfrentar criaturas milenares?

Ficha Técnica:
Organização: Ademir Pascale
Autores Convidados: Adriano Siqueira e Lord A.
Editora: All Print
Tipo: Coletânea - Contos Brasileiros
Fantasia/Terror

Autores: Elenir Alves, Adriano Siqueira, Alex Mir, André Bozzetto Junior, Anna Jacinta (Geraldo Sant’Anna), Brenno Dias, Cadu Lima Santos, Camila Servello Aguirre, Dione Mara Souto da Rosa, Evandro Guerra, Jean Felipe Felsky, Jocir Prandi, Lino França Jr, Lord A., Luciana Fátima, Mariana Albuquerque, Miguel Carqueija, Raphael Vieira, Rosi Caobianco, Sheilla Liz, Sóira Celestino, Stephanie Pendl.

1ª Edição - 2010
Nº de páginas: 128
ISBN: 9788577186761


Acho que para quem conhece um pouco do panorama atual da literatura fantástica brasileira é desnecessário dizer que o livro é altamente recomendável, pois além de ser organizado por alguém de reconhecida seriedade e competência, como é o caso de Ademir Pascale (o mesmo da antologia Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens), a obra ainda conta com a participação de alguns autores “pesos-pesados” do momento.

Falando mais especificamente do meu conto, intitulado No Reino de Orlok, posso antecipar que ele é um spin-off, uma história paralela inspirada no universo do filme Nosferatu (1922) de F. W. Murnau, um dos maiores clássicos do cinema mundial e, na minha humilde opinião, o melhor e mais macabro filme de vampiro de todos os tempos.

Antes que alguém se pergunte como eu – um escritor assumidamente fã incondicional de lobisomens – decidiu de uma hora para outra escrever sobre vampiros, eu explico. No filme Nosferatu há uma cena na taverna onde um aldeão afirma que a Transilvânia não é assolada apenas por vampiros, mas também por lobisomens, inclusive ficando claro o pavor que estas criaturas incutiam em meio à população da região.

Quando eu revi esse filme em DVD, há algum tempo atrás, me chamou a atenção o fato de que a obra de F. W. Murnau seja provavelmente uma das mais antigas – senão a mais antiga – referência cinematográfica entre aquelas ainda disponíveis a abordar explicitamente (se bem que de forma breve e discreta) a figura mítica do lobisomem. Então, um pensamento me ocorreu de forma muito enfática: como seria se aquele que considero o melhor filme de vampiro de todos os tempos tivesse também uma participação mais destacada de um lobisomem?

A resposta fornecida pela minha imaginação está no conto No Reino de Orlok.

E agora vem a melhor parte: os leitores aqui do blog que curtem também histórias de vampiros e ficaram interessados no livro Draculea – Volume II: O Retorno dos Vampiros poderão adquiri-lo em um kit promocional juntamente com um exemplar do Na Próxima Lua Cheia por apenas R$ 45,00, autografado por mim e com frete grátis. Acessem a Loja do Selo Estronho e confiram!

Mas, lembrem-se: não só de vampiros são constituídos os pesadelos da Transilvânia... Quando surge a lua cheia, outros seres das trevas vagam por lá!

2 comentários:

  1. que emocao se vampiro existe mesmo vem aqui e me morda ?? ou marca um encontro , quero morrer
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100004077174888

    ResponderExcluir