terça-feira, 26 de julho de 2011

ENTREVISTA COM CHRISTIANO CARSTENSEN NETO


Amigos leitores,

Neste mês de julho, não teremos como convidado no blog um escritor, mas sim um ilustrador. Utilizaremos este espaço para trocarmos algumas idéias com Christiano Carstensen Neto, paranaense responsável pelas ilustrações internas de Jarbas, meu mais novo livro de lobisomem que será lançado no próximo mês de agosto durante o Fantasticon 2011, em São Paulo – SP.

Confiram abaixo a entrevista e algumas amostras das ilustrações de Christiano que estarão no livro:

1 – Bem, Christiano, eu gostaria primeiramente de agradecer a sua participação aqui no blog Escrituras da Lua Cheia e pedir para você contar aos nossos leitores como foi que acabou se tornando o ilustrador do livro Jarbas:

Christiano: Eu que agradeço. Bom, eu estava vagando por blogs aleatoriamente, então vi no Nerd Maldito um post sobre um novo livro de lobisomens em que o autor estava à procura de um ilustrador. Precisava apenas mandar um desenho seguindo algumas regras lá estabelecidas para uma seleção. Então mandei e o resultado logo estará na mão dos leitores.

2 – O que o motivou a aceitar a tarefa de ilustrar o livro Jarbas? Foi algo visto como um mero trabalho ou houve outras razões?

Christiano: Foi visto sim como trabalho, mas também como uma ótima chance de divulgar o que eu faço como ilustrador, além de ajudar na produção de um livro com um tema tão legal e do qual sou muito fã.

3 – Você já era fã de lobisomens antes de entrar para o projeto ou este trabalho foi o seu primeiro contato com as criaturas licantrópicas?

Christiano: Já era fã sim, mas meu contato com as criaturas se limitava apenas ao cinema mesmo. Li talvez um livro sobre o assunto. Mas isso vai mudar daqui pra frente, hehehe.


4 – Ao contrário da maioria dos ilustradores que conheço – que são autodidatas – você possui formação acadêmica. Na sua opinião, como é visto no meio universitário a utilização de elementos ligados ao horror em produções artísticas? Existe preconceito com esse tipo de gênero?

Christiano: Bom, estou me formando ainda e tem muito pela frente, mas tem sim um preconceito. Sei lá, as pessoas vêem como coisa de nerd, coisa de rockeiro do mal, ou coisa de criança, hehehe. Em tudo que faço artisticamente tento incorporar coisas desse e de outros universos com os quais sou familiarizado e fã, como quadrinhos, filmes etc. Mas no fim todo mundo gosta de sentir medo, gosta de heróis, etc.

5 – Gostaria que você nos contasse como é o trabalho de composição de suas ilustrações. Você possui algum método especial para obter inspiração ou é algo mais intuitivo mesmo?

Christiano: Nesse trabalho além das suas dicas, usei referências e vi alguns filmes de lobisomens para dar uma força e tal. Mas geralmente é assim mesmo, desenhar escutando um bom rock n’ roll ajuda muito também, hehe.

6 – Você poderia nos falar um pouco sobre outros trabalhos que já tenha desenvolvido?

Christiano: Bom, comecei com a ilustração a mais ou menos três anos, e normalmente faço trabalhos como freelancer, ilustrando apostilas e livros escolares. Gosto de trabalhar com isso sempre, mas confesso que fico ainda mais feliz quando aparece um trabalho com temas que agradam meu gosto pessoal. Estou em uma empreitada agora com alguns amigos para tentar produzir coisas independentes, HQs, na verdade. Distribuímos o primeiro fanzine na Gibicon nº 0, e o site e o blog logo estarão funcionando a todo vapor. Como é por nossa conta, não temos como nos dedicar 100% a esse trabalho, pois todo mundo estuda trabalhar e tudo mais, mas aos poucos vamos conseguindo fazer as coisas acontecerem. Um trabalho que estou terminado agora é a capa do CD da banda curitibana CWBilly’s, e está sendo bem bacana a experiência.

7 – Agradecendo mais uma vez por ter nos concedido esta breve entrevista, vamos destinar este espaço para que você deixe um recado para os nossos leitores:

Christiano: Agradeço a oportunidade, e espero que gostem das ilustrações, e que continuem apoiando as criações nacionais e independentes. Vamo aí! Até mais ...


Chistiano Carstensen Neto é estudante da Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, professor, ilustrador, quadrinista e baterista da banda de punk rock Rabo de Galo. Nintendista, fã de quadrinhos, rock n’ roll e filmes de terror. Atualmente fazendo freelances e em uma empreitada de quadrinhos independentes.

http://www.christianocneto.blogspot.com/
http://twitter.com/Christianocneto
http://www.myspace.com/rabodegalo

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, viu? Gostei muito de tudo, de tudo mesmo. Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. maneiro seus desenhos fera.parabens.

    ResponderExcluir